O Carnaval é um dos períodos do ano que mais concentra contaminações oculares. Durante esses dias de comemoração, é comum as pessoas passarem noites em claro e fazerem uso de produtos como sprays, maquiagens e óculos de plástico, que podem trazer danos à saúde ocular. Frequentar aglomerações também

pode causar contaminação dos olhos por agentes biológicos e químicos. Além disso, surtos de conjuntivite são comuns durante e logo após o Carnaval. Por isso, os olhos merecem atenção redobrada.

Segue as dicas para cuidar bem dos olhos e aproveitar esse período:

1. Não empreste suas maquiagens
O uso de maquiagem pode provocar alergias, irritações, inflamações nas pálpebras e até terçol em alguns casos. Verifique a data de validade e não use produtos que provoquem irritação. Dê preferência aos produtos antialérgicos e remova a maquiagem completamente antes de dormir.

Não partilhe itens pessoais de uso ocular como sombras, máscara de cílios, lápis de olho e pincéis, já que eles podem transmitir doenças oculares, principalmente infecções como a conjuntivite. Caso o seu olho fique irritado, vermelho, com secreção, e/ou com sensação de areia, não se automedique: você pode ter adquirido uma conjuntivite viral ou mesmo bacteriana, sendo que em ambos os casos, precisará de tratamento especializado de um oftalmologista. Nessa situação, evite coçar os olhos e use sempre lenços descartáveis. É importante manter as mãos limpas, lave-as várias vezes ao dia e evite colocá-las nos olhos para não ocorrer contaminação de outras pessoas.

2. Cuidado com os sprays de espuma, glitter e purpurina
”Tome cuidado também com o glitter e as purpurinas, pois é comum causarem alergias ou irritações quando entram em contato com os olhos”, explica o Dr. Flávio Shinzato.

Ao entrar em contato com os olhos, produtos como os sprays de espuma causam vermelhidão e alergias oculares. “Além disso, o gás utilizado nestes sprays é inflamável, ou seja, isso aumenta o risco de acidentes”, acrescenta o médico. Se a espuma ou o spray de Carnaval atingirem seus olhos, lave-os com água imediatamente e não esfregue-os.

3. Cuidado com as lentes de contato
Se você é usuário de lentes de contato, coloque-as somente após terminar a maquiagem e mantenha com você um kit emergência: estojo, loção de limpeza, espelhinho, colírio lubrificante, etc. Lembre–se de que é possível ter necessidade de removê-las em local inadequado e em situação desfavorável. Evite coçar os olhos e use sempre lenços descartáveis. No caso de irritação, vermelhidão ou qualquer outro sintoma, suspenda seu uso e procure o oftalmologista.

4. Não use óculos escuros de qualidade duvidosa

“Óculos sem proteção UVA e UVB podem danificar a retina e ocasionar diversas complicações oculares. Por isso, o ideal é que estes acessórios não componham a fantasia”, ressalta o oftalmologista. Use viseira e bonés que também ajudam a proteger os olhos da radiação.

5. Não compartilhe colírios
“É comum dormir pouco durante esse período. Isso irrita os olhos e provoca ardência, incômodo e sensação de olho seco. Consequentemente, muitas pessoas utilizam colírios para lubrificar os olhos. Essa automedicação pode trazer vários problemas. Peça sempre orientação do seu oftalmologista. Não é recomendável compartilhar este tipo de produto. Isto facilita a transmissão de doenças oculares infecciosas”, destaca o Dr. Flavio Shinzato médico oftalmologista.

Fonte: aaco.com.br